O EJC



 EJC – ( Encontro de Jovens com Cristo )

O Encontro de Jovens com Cristo é formado por jovens . Que tem como objetivo principal fazer com que a juventude, católica, tenha um encontro , não apenas eclesial, mais principalmente com Cristo. Assim descobrindo Nele , o verdadeiro sentido de nossa vida e nossa existência , a força pra viver uma juventude sadia; da qual, os valores essenciais estão se perdendo em uma sociedade consumista. O EJC , vem mostrar que a Igreja também é jovem , Que podemos sim servir a Deus com toda alegria , garra e descontração peculiar do ser jovem.
O EJC da nossa paróquia teve inicio no ano de 2006, com 4 jovens ( Israel , Laert , Everaldo e Lucinaldo ) enviados pelo padre Paulo Augusto à participarem do VIII EJC da paróquia vizinha do Livramento, nos dias 16,17 e 18 de maio do ano em questão . A partir daí teve inicio os trabalhos para a implantação do EJC na paróquia , com a garra expressiva de 03 dos jovens que fizeram a experiência do Livramento , a ajudo do casal responsável ( Maciel e Eliane ) nomeados pelo padre e o incentivo de nosso administrador paroquial.
Nos dias 03,04 e 05 de novembro do mesmo ano , foi implantado o EJC na paróquia com a ajuda do EJC da paróquia do Livramento ( Paróquia Mãe ), tendo no primeiro encontro 28 encontritas. O encontro foi realizade com sucesso na Graça de Deus ( nas dependências do colégio municipal 11 de dezembro ).

Desde então o movimento não parou; realizando seus encontros e reuniões no território paroquial. Não deixando de lado os eventos de arrecadação em prol do II EJC . Em julho de 2007 , ainda com os jovens do I EJC teve inicio os trabalhos de evangelização nas comunidades rurais e urbanas; visitando as capelas pertencentes a paróquia ( passando o domingo inteiro em missão de evangelização nas visitas as famílias m nos louvores e momentos de formação catequética; encerrando sempre com a celebração da Santa Missa ).

O III EJC foi realizado nos dias 09,10 e 11 de novembro de 2007 ,desta vez na dependência das salas de catequese e auditório paroquial anexos a matriz; com a ajuda de jovens ,casais e do nosso padre . Neste encontro recebemos na nossa família EJC 29 Jovens. O EJC paroquial assume grandiosos compromissos com perante a comunidade em Pombos , tendo em vista os desafios que o padre nos lança, a saber : a IV Caminhada de Pentecostes; Assistência Social ( O sopão ) ;ajudamos na catequese e liturgia; organização de eventos e momentos culturais ( encenações, gincanas , etc.), um dos nossos membros faz parte do Conselho Paroquial.

Não ficamos apenas nos três dias de encontro.....,lutamos por uma causa maior que é a de resgatar os jovens para Deus. Temos a certeza, através de inúmeros exemplos , que o próprio Cristo caminha conosco em nossas juventude. Não somos um grupo apenas, somos membros vivos de nossa comunidade paroquial; caminhamos com os nossos irmãos de outros grupos e movimentos , e principalmente com o nosso padre.

A todos os jovens que ainda não fazem parte da família EJC aqui vai o nosso convite vem fazer a experiência, participe do próximo EJC a realizar-se  (SURPREZA) . Venha você também fazer parte desta grande missão resgatar jovens para Deus.







A Paróquia de Nossa Senhora dos Impossíveis

A Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis foi desmembrada  da Paróquia de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão-; da Paróquia de Santa Ana – em Gravatá - ; da Paróquia de São José – em Chã Grande -; e fazendo limite também com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição- em Glória do Goitá - , pelo Decreto Canômico ( em conformidade com os cânones 1427 e 1428 – do Título XXV, capítulo II ) do Srº Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Miguel de Lima Valverde –no dia 15 de dezembro de 1944.No intuito de melhor servir ao povo de Deus do então povoado de São João dos Pombos.
Conforme ao mesmo decreto a ser criada a nova Paróquia recebeu o nome de “ Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis e São João Batista dos Pombos; cuja festa do padroeiro devem ser celebradas todos os anos,de acordo com as prescrições litúrgicas no tempo próprio,isto é 24 de junho e 15 de agosto...” (cf. Livro de Tombo Paroquial)
A capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, que com o Decreto da criação da Paróquia,passou a dignidade de Igreja Matriz foi idealizada e construída pelo padre Galdino José Soares Pimentel( o que ajudou a fazer os tijolos para sua edificação),na época do povoado. A conclusão da mesma se deu no ano de 1875 ( mesmo período da chegada da imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis – oriunda  de Vitória de Santo Antão). Era uma capela pequenina, porém aconchegante e com altares bem trabalhados;possuía apenas uma porta frontal de entrada com uma enorme escadaria ( conforme se pode verificar em um quadro que se encontra atualmente ao lado da porta da entrada da mesma); com uma torre lateral onde se encontrava o capanario .

A igreja foi demolida (por apresentar comprometimento em suas estruturas e no madeiramento do telhado) no dia 16 de agosto de 1989,sob o protesto de grande parte dos fiéis.
Assim sendo antiga edificação (Matriz) deu lugar a nova construção..Edificada em um estilo novo e arrojado a nova Matriz foi inaugurada , com a benção do Exmº. Srº Bispo Auxiliar de Olinda e Recife Dom Hilário Mozer, no dia 10 de março de 1991.E a partir do ano de 1999,o Padre Paulo Augusto começou a fazer algumas reformas e aplicações no atual prédio, em busca de um melhor conforto e acomodações dos fiéis.
As reformas que se seguiram foram as seguintes : retirada de 02 cubículos( um de casa lado do presbitério) para ampliação do presbitério (1999); colocação de um novo piso no presbitério(1999);um local apropriado para o ministério de música (ao lado esquerdo do presbitério-1999);construção da sacristia por trás da Igreja e tendo acesso por uma porta que foi aberta na lateral do presbitério-2000; a Capela do Santíssimo Sacramento (ao lado direito do presbitério-2001);construção da Capela do Batismo ( ao lado da porta de entrada); construção do coro (2008).
Durante esses 64 anos de ereção canônica da Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis e São João Batista dos Pombos 06 padres passaram por aqui e deixaram a sua parcela de contribuição a esta parcela do povo de Deus , a saber: Cônego Estanislau Kostka Laurentino (primeiro vigário,* 08/01/1906, e aqui chegou em 1945- +10/08/1981);Padre Moises(pouco meses depois); Padre Carlos (o belga); Padre José Marcílio Carneiro Cavalcanti ( segundo vigário-administrador paroquial de 1987 à 1993); Padre José Vicente da Silva Neto ( terceiro administrador paroquial de 28/02/1993 à janeiro de 1998);Padre Paulo Augusto de Oliveira (quarto administrador paroquial de abril de 1998 até os dias atuais).